Na noite de segunda-feira (26) ocorreu no Cine-Teatro Ópera o concerto Pontas Soltas. A apresentação, que faz parte da comemoração dos 200 anos do município, foi realizada pelo Coro Cidade de Ponta Grossa e teve como objetivo de retratar a diversidade musical e valorizar a cultura local.
Antes do início das apresentações, o secretário municipal de cultura, Alberto Portugal, pediu desculpas pelo erro cometido no FUC.. Ele comentou que o Coro Cidade de Ponta Grossa não tinha objetivo de ofender nenhum participante do festival e muito menos suas culturas. Logo em seguida, representantes das bandas Chave de Mandril, Samba com Dendê e integrantes das religiões de matriz africana da cidade realizaram um ato de protesto contra o ocorrido do dia 17. Através da ação, reforçaram a resistência e a importância de expressar suas crenças, não permitindo que seja velada sua fé.
A apresentação do Coro celebrou músicos da cidade. Dentre eles, Casa Cantante, Scilas, Júlio Mano, Guile, Juliano Carneiro, Silvestre Alves, Bianca Rocha, Kluber, Isa Huk e a vencedora do FUC 2023, MUM. A seleção foi realizada pelo maestro e diretor musical Édi Marques.
Com um processo de aproximadamente três meses de preparação e ensaios para a noite de espetáculo, a apresentação do Coral Cidade de Ponta Grossa contagiou o público. Atingindo as expectativas expressas pela cantora e integrante do coral, Vivian Bueno, que afirmou: “Espero que as pessoas se sintam bem, em paz e se divirtam com a gente”.
O concerto, que teve como diretor cênico Ezequiel Ramos, ocorreu de forma descontraída e animada. Sendo repleto de interações com o público, dança, atuações e até mesmo um show de stand up. Segundo a espectadora Gabrieli Farias, “assistir ao coro foi de arrepiar do início ao fim”. Ao ser perguntada sobre como definiria a experiência em uma palavra, Gabrieli descreveu-a como “sensacional”.
Para o encerramento da noite, subiram ao palco para integrar o coro os músicos homenageados e o coro infantil da cidade. Formou-se, assim, uma única voz que soou como festa nos ouvidos de quem estava presente. Em clima de entusiasmo, a plateia aplaudiu fortemente os artistas.