Mostra possibilita uma viagem no tempo para crianças crescidas
A exposição Era uma vez brinquedos está aberta para o público no Museu Campos Gerais. Com uma coleção que reúne bonecas, jogos, gibis e brinquedos de todos os tipos, tem por objetivo trazer passatempos que marcaram a vida de diversas gerações e causar no público a sensação de nostalgia e alegria ao recordar da infância.
A mostra se concentra no lúdico, explica um dos idealizadores, o professor Ilton César Martins. “A exposição também está centrada na experiência de ser criança, das antigas casas onde as brincadeiras se davam no chão da sala, em cima de tapetes”.
Inspirada na exposição Sala de Bonecas, que ocorreu no Museu Campos Gerais em 2024, a mostra dos brinquedos traz uma pluralidade de objetos que marcaram a infância de muitas pessoas. O sentimento da professora Patrícia Chagas ao visitar a exposição foi de nostalgia. “Como é bom ver todos esses brinquedos e recordar da infância. A sensação é de voltar a ser criança”. Ao ver à mostra o jogo Banco Imobiliário, Patrícia relembra o passado. “Meu sonho de infância era ter um desses. Acho que vou aproveitar para comprar, agora que posso”.
O acervo é formado por brinquedos pessoais dos idealizadores da mostra e de doações realizadas pela população. A exposição segue no Museu Campos Gerais por tempo indeterminado.