Na primeira mordida, um mix de sensações, a lembrança de momentos vividos no passado e a delícia de comer algo bem feito e, com muito sabor. Essa é a experiência que muitos Ponta Grossenses vivem ao comer os produtos da Empadinhas Bomfati.
Foi no ano de 1991 que o estabelecimento inaugurou, uma lanchonete que tinha o objetivo de vender salgados e doces. Localizada desde o início na Avenida Bonifácio Vilela em pleno Centro da cidade paranaense, conseguiu rapidamente atingir sucesso entre os trabalhadores e estudantes que por ali passavam, tornando a localização um ponto importante para o sucesso das empadinhas, mas não o único.
Nos primeiros meses, problemas com a construção impediram que dona Cornelia Marilda Costa e sua família, pudessem atender a clientes com as portas da lanchonete abertas. A opção seria vender para ambulantes, e assim foi feito, toda a produção era exclusivamente para que os ambulantes saíssem nas ruas vender os produtos. Mas as pessoas que passavam em frente ao estabelecimento começaram a sentir o cheiro maravilhoso das comidas, e então, batiam na porta para perguntar o porquê de um aroma tão gostoso. E foi assim, de venda em venda, com as portas fechadas, que a cafeteria foi criando sua fiel clientela. Com o fim da reforma e a inauguração do ambiente, as vendas já eram um sucesso e a abertura do local aconteceu com uma quantidade inacreditável de clientes.
De 1991 para 2025, o cenário não mudou muita coisa, a lanchonete ainda se mantém com sucesso total, todos os dias a partir das 9 h a fila das Empadinhas Bomfati inicia, e só termina às 18 h 30, quando a cafeteria fecha.
Dentre os produtos salgados comercializados estão: empadinhas de frango, palmito e camarão, coxinhas, kibes, esfihas fechadas, enrolados de salsicha e muitos outros. Os doces também chamam a atenção dos clientes, com queijadinhas, folhados, sonhos, brigadeiros e outras variedades. Todas as comidas surpreendem pela qualidade dos produtos, mas um ponto muito forte está na memória gustativa que esses sabores carregam. Cada cliente com sua história e vivência, mas todos com aquele gosto de estar revivendo momentos de um passado, através das mordidas.
Em 2024 uma mudança impactou os clientes de longa data: o local conhecido anteriormente foi substituído por um restaurante. O ambiente em que a Empadinhas Bomfati estava localizada desde 1991 já era um espaço tradicional na cidade de Ponta Grossa – e os clientes estavam acostumados a esperar por mesas ou até mesmo comer de pé para apreciar uma boa comida. Por questões relacionadas à locação, a família Bomfati teve que procurar um novo lugar para dar continuidade ao seu negócio, o que resultou em uma certa perda do encantamento causado pela história que o local carregava.
E foi assim que o estabelecimento reinaugurou, em um ponto em frente ao antigo, sem perder totalmente as vantagens de estar localizado no centro da cidade. Os proprietários aproveitaram a oportunidade para repaginar o negócio, com ambiente e identidade visual novos. A Empadinhas Bomfati reiniciou sua história, que não renovou os personagens, afinal os clientes estão lá pela boa comida, mas reconstruiu o ambiente pelo qual será contada. Aqueles clientes de longa data, que são saudosistas, hoje sentam-se na varanda do local e podem se deliciar apreciando o espaço antigo e relembrando as boas memórias construídas ali.
Na tentativa de renovação, existem aspectos nos quais o estabelecimento ainda não conseguiu se atualizar, como é o caso de trazer alimentos que possam ser consumidos por todos. A falta de opções para intolerantes ao glúten, à lactose, vegetarianos e veganos é um ponto que deixa a desejar, com poucas ou nenhuma opções para clientes que buscam esses produtos. De acordo com a cafeteria, a ausência de opções é decorrente da dificuldade em formar equipe no restaurante.
Quando o estabelecimento foi inaugurado, Cornelia Marilda Costa, tinha acabado de gerar um de seus filhos, e precisava cuidar dele enquanto trabalhava na cafeteria. Entre a cozinha, a família e o balcão, o ambiente foi se formando de modo muito familiar. E hoje quem compõe a equipe do estabelecimento são a mãe, os filhos e alguns funcionários, fator que pode ter resultado no sucesso da lanchonete, devido ao ambiente que trazia um aspecto de lar, com comida quentinha, aroma bom no ar e aspecto familiar.
A Empadinhas Bomfati é uma boa opção para aqueles que estão chegando agora em Ponta Grossa, o ambiente é um bom local para entender um pouco mais sobre as tradições da cidade. Mas também é um lugar para aqueles que são do município, mas nunca tiveram a oportunidade de conhecer o local.
Além disso, também é interessante para aqueles que já conhecem de longa data e desejam voltar no tempo, talvez com aquela sensação de nostalgia através da comida. Assim como a escritora deste texto, que ao frequentar o local consegue viajar rapidamente ao passado, e através das mordidas nas deliciosas empadinhas de palmito, se recorda daquela criança que costumava frequentar o estabelecimento ao lado dos seus avós, em dias bons de uma bela infância.