Por Cultura Plural
Por Ingrid Muller e Yasmin Aguilera
Mais de 25 mil fiéis de 24 paróquias de Ponta Grossa se reuniram na última quinta-feira (30) para celebrar Jesus na Eucaristia, de acordo com a Diocese. O percurso de 3,5 km teve início em frente ao asilo São Vicente e terminou na Rua Balduíno Taques em um palco preparado para receber o bispo Dom Sérgio Arthur Braschi, que finalizou a celebração com uma missa.
Durante os 3,5 quilômetros da procissão de Corpus Christi em Ponta Grossa, destaca-se o esforço dos fiéis envolvidos na confecção dos tapetes que enfeitam o caminho. O evento corresponde a um dos sacramentos da Eucaristia e se baseia no encontro que Jesus Cristo teria tido com seus apóstolos na última refeição de quinta-feira, antes de ser crucificado. Segundo a crença cristã, Jesus partiu o pão entre os seus discípulos e disse: “Este é o meu corpo”, depois mostrou-lhes o vinho e disse: “Este é o meu sangue”. A simbologia em torno do corpo e do sangue de Cristo é mantida pelos católicos durante a missa que precede a procissão.
Ao longo da procissão, duas fiéis relataram a importância e impacto da celebração em suas vidas. “Pra quem tem fé, Jesus vive na eucaristia, é a alegria da nossa vida, sem ele não somos nada. Tenho inúmeras graças e bênçãos para agradecer a Deus pela minha vida”, relata Solange Fernandes. “Se tornou uma tradição da cidade, é um momento de apostolado com a comunidade, tanto de presença quanto daqueles que estão acompanhando de suas casas.”, afirma Fernanda Fernandes.
A procissão acontece todos os anos com intenção não só de expressar a fé, mas também de fortalecer tradições culturais da cristandade. A irmã Jordana Mendes de Souza menciona que já manifesta sua fé com alguns sinais, como por exemplo, o uso do hábito. “Eu já manifesto minha fé pelo uso do hábito e ações na comunidade em que vivo, mas o momento do Corpus Christi é muito único, forte e importante tanto para igreja, quanto para mim”.
O Bispo Dom Sérgio Arthur confirmou que a Diocese terá um novo responsável nos próximos meses. “Peço que todo o povo da Diocese reze a Deus, pedindo luzes e bênçãos para a escolha do bispo que vai vir. Nós não sabemos quem é, mas o Espírito Santo vai inspirar“, finaliza.