Por Cultura Plural
Por Emanuelle Pasqualotto e Ingrid Muller
Na terça-feira (21), o Cine Clube Inajá chegou em sua quinta sessão com o filme “Boca de Ouro”, de Nelson Pereira dos Santos. A exibição realizada no Sesc Estação Saudade teve entrada gratuita e debate com o público ao final do filme.
A obra exibida é um clássico nacional de 1963. Dirigido por Nelson Pereira dos Santos, o drama é uma adaptação da peça de mesmo nome, de Nelson Rodrigues. A trama de “Boca de Ouro” gira em torno de um bicheiro que substituiu os próprios dentes por uma dentadura de ouro. Após o assassinato desta figura prepotente, um repórter decide investigar a vida do bicheiro com base em relatos de uma ex-amante.
Com uma linguagem visual arrojada, o enredo mergulha nas profundezas da sociedade carioca dos anos 1960, revelando camadas complexas de personagens e suas ambições. O filme possui uma atmosfera noir sombria, com reviravoltas e uma trilha sonora marcante. Além disso, transcende o gênero policial ao explorar questões sociais e políticas do Brasil, como corrupção, violência e desigualdade.
A crítica contundente à realidade do Rio de Janeiro dos anos 1960 é um ponto forte da obra, que consegue dialogar com questões ainda atuais. Em suma, ‘Boca de Ouro’ é um filme atemporal que merece ser apreciado por todos os amantes do cinema antigo