Por Cultura Plural
Por Miguel Lemos, Marina Ranzani, Ingrid Muller, Emanuelle Pasqualotto
No dia 17 de abril, aconteceu no prédio da Proex a exposição fotográfica Frontões e Gabletes com portfólio de Carlos Fontes Neto, mestre em Planejamento e Projeto Urbano, que expôs as construções de Ponta Grossa. Os frontões são porções triangulares ou curvilíneas decorativas na parte superior das fachadas de edifícios, enquanto gabletes são estruturas verticais semelhantes, localizadas nos extremos de telhados inclinados, também utilizadas para ornamentação arquitetônica.
Carlos Fontes explica que, durante o trabalho de mestrado, um dos aspectos abordados era a mobilidade suave, ou seja, abandonar os veículos motorizados e fazer a mobilidade a pé ou de bicicleta. Ele salienta que este exercício precisa ser estimulado e se tornar atrativo para quem está em tal atividade. E foram justamente os itens que promovem tal fascínio que o autor procurou registrar em seus recortes de foto. “Normalmente são os elementos que estão no topo das construções e não sofreram nenhuma caracterização ou alteração e a pessoa olha pra cima para esses elementos que encantam”.
A exposição foi organizada pela curadoria de Jeanine Mafra. Ela destaca o amplo portfólio e recorte temporal no trabalho de Carlos Fontes Neto e explica que selecionou as fotos com o intuito da Proex de reforçar as ações didáticas, que são apresentadas pelos glossários presentes na exposição. A galeria de fotos possui termos técnicos que pessoas fora do meio da arquitetura não saberiam identificar. “A ideia é então que o espectador saia da exposição olhando para cima e note as estruturas que aprendeu, localize na cidade e perceba que Ponta Grossa é riquíssima em construções e estilos arquitetônicos”.