Por Cultura Plural
Por Emanuelle Pasqualotto e Luiz Miguel Martins
Na quinta-feira (04) aconteceu o “Vamos aprender mais sobre o PROFICE” na Biblioteca Pública Municipal. O evento teve como objetivo discorrer sobre o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná, que se apresenta como uma das mais importantes ferramentas de incentivo à cultura do Paraná. A palestra contou com a presença de dois representantes da Secretaria de Cultura do Estado: André Avelino, diretor de Apoio, Incentivo e Fomento à Cultura e Pedro Furlan, assessor técnico da Coordenação de Fomento e Incentivo à Cultura (CFIC).
Para os palestrantes, é muito importante a realização de eventos que aproximam a Secretaria de Cultura dos agentes culturais, tentando auxiliá-los na gestão dos projetos para articulação de políticas públicas. André pontua que Ponta Grossa tem um cenário cultural muito vívido e destaca que a UEPG oferece um forte apoio para o cenário cultural ponta-grossense.“Os festivais são de grande importância porque eles não só atraem o movimento de Ponta Grossa, mas também da região e do estado e conseguem trazer iniciativas e ações de fora”, reitera André.
O PROFICE é uma ferramenta estadual para a obtenção de recursos. Quanto mais agentes locais inscritos estiverem envolvidos na captação de verbas para a cultura, mais a produção regional será atendida. O organizador Carlos Schneider enfatiza a necessidade desses recursos para o meio cultural. “O artista tem que viver da própria arte”, afirma.
O auxílio do PROFICE na promoção da cultura da cidade se dá pela característica do programa de atender macrorregiões, isso faz com que artistas ponta-grossenses tenham chance de mostrar a arte para outras regiões. O evento foi organizado por Carlos Schneider, diretor do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, e pela jornalista Jessica Grossi.