O filme americano denominado “Casablanca” retrata o cenário da Segunda Guerra Mundial. A obra de 1942 traz consigo os anseios, conflitos e problemáticas da época. Inteiramente gravado nos estúdios Warner e com um orçamento um pouco elevado para o período, “Casablanca” é uma propaganda de guerra para os aliados, que foi muito bem executada.
Com um roteiro bem trabalhado, a película retrata uma história de romance entre refugiados. Porém, esta não é a única narrativa presente no filme: os detalhes transportados pelo diretor Michael Curtiz transformam protagonistas e antagonistas em elementos essenciais para a história retratada.
Com um elenco de muito prestígio, “Casablanca” surpreendeu no quesito qualidade e enredo. O roteiro extremamente minucioso deixou clara a propaganda de guerra para os aliados e o período no qual o filme foi ambientado. A narrativa prende o espectador do começo ao fim e utiliza diversos detalhes que mais escondem do que entregam.
O diretor preocupa-se com cada detalhe do período que o filme retrata, explicando os acontecimentos da época, o que o torna atual e compreensível até hoje. Outro fator a ser comentado é a fotografia do filme, que foi muito bem trabalhada e possui grande qualidade.
Casablanca é um filme de grande importância para a história do cinema. Com suas inovações e relevância histórica, a película trabalha muito bem os detalhes, fazendo com que cada nova conferida no filme o torne ainda mais interessante.