Por Iolanda Lima e Joyce Clara
Durante os dias 16 e 17, a Angelus Academia de Dança apresentou, no Cine-Teatro Ópera, seu espetáculo anual, desta vez com o tema “Matilda”. A história da criança prodígio, ignorada pelos pais mas acolhida por sua própria imaginação, foi contada por meio de 30 coreografias. Além das apresentações, o segundo dia marcou a formatura de três alunas do ballet clássico e três alunas do sapateado americano.
Matilda foi uma produção que envolveu vários níveis das modalidades ofertadas na academia, sob direção de Olinka Dallabona. Junto de Olinka, a construção das coreografias contou com Heloisa Meira, Patricia Rech, Sharon Morgenstern, Bruna Cândida, Marcela Marçal, Angelina Degraf e Thalita Felix.
“Se acreditar firmemente no que deseja, tudo se torna possível”. Essa foi uma das frases ditas por Olinka Dallabona no início do segundo dia de espetáculo, durante a cerimônia de formatura das alunas Valentina Degraf e Helena Pavesi, no ballet clássico; Isabela Stuart e Manoela Muniz, no sapateado americano e Ana Julia Maron, em ambas as categorias.
“Me lembro de estar dançando desde que me entendo por gente, mas a história em si é que uma amiga da minha mãe nos chamou para assistir uma apresentação de ballet (…) saí do teatro encantada e decidida que queria fazer ballet”, relata Ana. Para ela, a palavra que definiu esse dia foi realização.
Já Manoela, formada em ballet pela instituição, iniciou o sapateado aos 10 anos, influência dos filmes e espetáculos que acompanharam sua infância. Ela explica o que a dança significa em sua vida: “Nela eu consigo esquecer dos meus problemas e me sentir melhor psicologicamente. Todos podem ser bailarinos ou bailarinas, basta somente gostar do que faz”.
A Angelus Academia de Dança existe desde 2000, com cursos de Petit baby, baby class, ballet clássico, jazz dance, sapateado americano, contemporâneo e clássico de repertório. A escola realiza espetáculos na cidade, além de concursos nacionais e internacionais.