Por Fernanda Matos e Maria Cecília Tramontin
A música e a dança colaboram para que as pessoas possam se expressar artisticamente e espalhar cultura por onde passam. Na noite do sábado (18), o grande auditório do campus central da UEPG foi palco das apresentações do VII EducaDança, que reuniu o público para prestigiar os artistas locais. O evento é uma iniciativa do projeto de extensão Dança na UEPG, do curso de Educação Física, e integra academias de dança de Ponta Grossa e região, estudantes do curso e a comunidade.
O Pró-Reitor de graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior, diz que o EducaDança é uma forma de representar a universidade pública. “O evento cria uma relação entre a comunidade e o que é produzido dentro do curso, e não há nada melhor que a dança para comemorar os momentos de alegria”, pontua.
O evento contou com uma competição de dança entre duas turmas de segundo ano do curso de Educação Física. Quatro troféus foram entregues. Dois dançarinos receberam o prêmio de bailarinos destaque. Além disso, o grupo “A nostalgia e o poder do baile funk”, do 2° ano B, conquistou o primeiro lugar de melhor coreografia, com 341 pontos. Em segunda posição, “Nossas Histórias”, do 2° ano A, com 307 pontos.
Os vencedores da categoria de bailarinos destaque detalharam a importância da dança. Para a acadêmica Tais Juliane Pasiecznik, dançar é a maneira de falar através do corpo. “Mesmo que exista vergonha de apresentar para um público, através da dança é possível expressar sentimentos ao usar a expressão corporal”, afirma. De acordo com Alex Roberto Marques, também premiado, participar do evento colaborou para o crescimento pessoal, além romper preconceitos, como no caso dos dançarinos homens. “A maioria do grupo eram meninos, e ao dançar e se envolver na música, paradigmas e preconceitos são quebrados”, diz. Para Alex, a dança serve como um meio de comunicação entre as pessoas.
O EducaDança teve apresentações de adultos e crianças. Para acompanhar o evento, foi solicitado ao público que levasse para doação 1kg de alimento ou produtos de higiene pessoal. O projeto também promoveu oficinas gratuitas de dança para a comunidade.