Por Joyce Clara
Por Joyce Clara e Victor Schinato
“A alegria que o palhaço proporciona contribui para estancar por um momento que seja a dor do planeta terra”. O trecho faz parte da Declaração do Riso da Terra e foi apresentado ao público durante a abertura oficial do 51° FENATA (Festival Nacional de Teatro), nesta sexta-feira (03), no Cine-Teatro Ópera.
Desde o dia 26 de outubro, a Carreta Sesi (palco montado no Lago de Olarias) e o evento Ciência em Cena recebem peças do festival, mas como abertura oficial, os palhaços Tibúrcia e o Madaleno, personagens de Micheli Vaz e Bruno Madalozo, conduziram a cerimônia que contou com falas de pessoas envolvidas na realização do FENATA.
O grupo de comédia Cia de 2 foi o responsável pela peça de abertura, apresentando “Moby Dick e os Caçadores da Baleia”, uma narrativa que mostra a necessidade de vingança de um capitão, que busca caçar Moby Dick – baleia que o fez perder uma perna – de forma inconsequente, colocando em perigo também três marinheiros. O espetáculo utiliza muito a linguagem sonora, característica do próprio grupo, que já esteve presente na edição anterior do Festival com a peça “Leões, vodka e um sapato 23”.
“Fazer abertura de festival é um sonho para qualquer grupo, a gente já participou do FENATA em outras edições e para a gente é sempre uma experiência maravilhosa, um sonho realizado”, observa o ator Jonas di Paula. “É muito gratificante”, complementa Adriano Laureano, ao destacar a razão do sentimento se dar muito pela importância do festival, um dos mais antigos do país.
Os atores também contaram sobre o processo de desenvolvimento da peça: “A gente idealizou esse projeto porque queria assumir pela primeira vez o nariz do palhaço na nossa companhia, a gente sempre trabalhou o palhaço mas nunca assumidamente o nariz”. Eles também ressaltam a importância do destaque ao tema palhaçaria, o diferencial desta edição, por ajudar na expansão dessa linguagem para além do picadeiro.
O primeiro dia de programação oficial do FENATA não teve casa cheia, como em outras edições. As apresentações seguem até o dia 09, com peças gratuitas na parte da tarde e à noite as mostras adulto e palhaçaria, às 20h e às 22h, com ingressos por R$20 a inteira e R$10 a meia. Hoje (04), o Cine-Teatro Ópera recebe no primeiro horário a peça “Grand Circo Stopim” e o auditório da Proex, localizado em frente à praça Marechal Floriano Peixoto,, no segundo horário, “A pena de Wilde”.