Por Joyce Clara
Por Joyce Clara
Nesta sexta-feira (25) e sábado (26), o Coletivo 4P promove o Julho das Pretas, com diversas atividades culturais e políticas. O objetivo do evento é referenciar a ancestralidade e as mulheres que resistem à colonização patriarcal. A data engloba o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, ambos comemorados no dia 25 de julho.
Na sexta-feira acontece a vigília em memória e saudação à Tereza de Benguela, na praça Barão de Guaraúna, a partir das 19 horas. No sábado, a programação cultural envolve roda de conversa, apresentações musicais no palco Elas Aqui e exposições de arte, a partir das 16 horas, na Tabacabeça Headshop e Tabacaria.
A roda de conversa conta com Menina Ododó, Ione Jovino e Afrohigh para refletir sobre vivências, trabalhos e estudos de mulheres negras. As artistas Lorinez, vencedora do FUC 2024, Letícia Silva e Camila Oliveira são as responsáveis pela música no evento. A artista Tinta Preta estará presente com uma exposição artística e também haverá o brechó produzido por Aymê Alves.
Marcos históricos
O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha remete ao ano de 1992, quando foi realizado o 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, que propôs a denúncia do racismo e machismo enfrentados por mulheres negras.
O Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, por sua vez, celebra essa mulher que liderou o Quilombo do Quaritetê, localizado em Cuiabá (MT) e instalou o sistema de parlamento como forma de gestão dentro do quilombo, porém, depois de duas décadas de resistência, foi vítima do genocídio junto de aproximadamente 109 pessoas.
Julho das Pretas | Programação
25/07 | Vigilia em memória e saudação à Tereza de Benguela e ao Quilombo Quariterê
Local: Praça Barão de Guaraúna
Horário: 19h
26/07 | Elas Aqui: programação cultural com roda de conversa, música e arte
Local: Tabacabeça Headshop e Tabacaria. Rua Julio de Castilho, 755
Horário: 16h
Entrada: R$5 reais mais alimento ou absorvente descartável ou R$10 reais (será destinado para o projeto Gueto em Movimento).