Por Joyce Clara
Hoje (19), comemora-se o Dia dos Povos Indígenas. A data está relacionada ao I Congresso Indigenista Interamericano, realizado na cidade de Pátzcuaro, no México, que reuniu diversos países para debater políticas voltadas aos povos originários. Em 1943, a data foi oficializada no Brasil como Dia do Índio, por meio do Decreto-Lei nº 5.540.
Porém, o debate sobre o termo, considerado genérico e reducionista, levou à alteração da nomenclatura para Dia dos Povos Indígenas — por meio da Lei nº 14.402 — a fim de reconhecer a pluralidade dos povos indígenas no país.
A comemoração do Dia dos Povos Indígenas é necessária e importante para o reconhecimento e valorização cultural, a visibilidade das lutas sociais, a inclusão da cultura indígena, a desconstrução de estereótipos e o debate sobre a história dos povos originários.
3ª edição do Abril Indígena na UEPG
Na próxima quarta-feira (23), o Coletivo de Estudos e Ações Indígenas da UEPG, vinculado ao Programa de Extensão Laboratório de Estudos do Texto, promove a terceira edição do evento Abril Indígena.
A programação começa às 18h45, no Grande Auditório do Campus Central da UEPG, e contará com apresentações culturais dos Guerreiros da Terra Indígena Faxinal, além de venda de artesanatos e arrecadação de alimentos não perecíveis.