A família Bianchi é a responsável pelo pioneirismo na arte da fotografia em Ponta Grossa e nos Campos Gerais. Dessa forma, através da lei de incentivo voltada à comemoração dos 200 anos da cidade, foi realizado o documentário Sob o olhar da família Bianchi, com o objetivo de registrar a importância dos mais de 90 anos de história congelados em imagens.
Os Bianchi chegaram ao município de Ponta Grossa através de uma proposta de emprego. Luís Bianchi foi convidado a vir para a cidade com o objetivo de registrar as etapas das instalações da estrada de ferro. A partir disso, foram congelados mais de 90 anos de histórias, memórias e acontecimentos importantes da cidade.
Através das lentes de Luís, Raul e Rauli Bianchi, é possível observar um grande talento passado de pai para filho. E acrescentou em muito aos estudos historiográficos dos Campos Gerais. Porém, estes estudos só foram possíveis graças aos cuidados de Rauli e Raul Bianchi com seus respectivos acervos fotográficos.
O documentário da família Bianchi foi idealizado e dirigido pela fotógrafa Marta Batista. De acordo com ela, a ideia para este filme surgiu a partir de uma pesquisa sobre o patrimônio cultural em fotografia realizada pela mesma. Ela ainda ressalta a importância do documentário: “Esse projeto tem grande importância no reconhecimento da autoria de fotografias importantes e icônicas da cidade que são amplamente difundidas, mas que muitas pessoas não tem o conhecimento de quem foram os produtores desses registros fotográficos”.
A fotógrafa ainda conta que o roteiro para o documentário foi produzido juntamente com as gravações, pois foi através dos relatos de amigos, clientes e familiares que a história foi se formando. A exposição do filme ocorreu durante toda a tarde do último sábado (28), na sala de espetáculos do Sesc Estação Saudade. Para a comemoração deste importante marco na família Bianchi e na fotografia de Ponta Grossa, aconteceu também um pequeno coquetel ao final da primeira sessão da obra.