Fabricio Zvir e Maria Cecília
Na última sexta-feira (28), foi inaugurada no campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) a exposição “Vila Nova, Novos Olhares”. Montada a partir de uma parceria entre o projeto de extensão Periferias do Olhar, do curso de Jornalismo, e o Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC), a exibição conta com 18 fotografias dos alunos da iniciativa e ficará na universidade até o dia 4 de agosto. Em seguida, a seleção de fotos seguirá para o Instituto de Educação.
O projeto fotografou o bairro Vila Nova sob uma nova perspectiva, com fotografias que exploram o olhar dos próprios moradores, registrando o cotidiano dessas pessoas. A coletânea foi produzida pelos alunos do projeto que, após diversas oficinas de produção textual e de fotos, fizeram o material por meio de saídas em campo. Para a exposição, foram entrevistadas dez mulheres.
O responsável pelas oficinas de texto criativo, Fabricio Havrechaki, reforça a importância de ampliar a visibilidade da Vila Nova e a necessidade do surgimento de mais projetos. Dessa forma, os moradores interessados em novas oportunidades e experiências podem continuar aprendendo e tendo acesso a tais oficinas. Porém, o projeto Novos Olhares foi encerrado após uma atuação de dois anos retratando a vida através dos olhares e da voz da comunidade.