Por Gabriel Aparecido e Victor Schinato
Na terça-feira (11) foi inaugurado o Acervo Municipal de Obras de Arte, anexo ao Centro de Cultura. O local conta com mais de 700 obras de artistas da região e um “hospital de obras” onde são feitas as restaurações necessárias para aquelas que foram danificadas, seja pelo tempo ou por fatores externos. A abertura de mais este espaço de arte faz parte das comemorações dos 200 anos de Ponta Grossa, promovidas pela Prefeitura Municipal.
Com curadoria de Mariângela Digiovanni, que participou do programa Cultura & Pluralidades, o Acervo possui obras que passam por diversos movimentos artísticos e estilos, desde uma pintura realista até uma escultura conceitual. A curadora explica que o volume de obras recebidas pela Secretaria de Cultura foi tão grande que, por ficarem sem um espaço adequado, acabaram sendo danificadas. Porém, as obras foram recuperadas, graças ao trabalho de especialistas em revitalização.
Diferente do que costuma ocorrer em outras exposições, a descrição e o nome das obras serão disponibilizados de maneira totalmente online, pelo site do Patrimônio Público. Na cerimônia de abertura, o evento contou ainda com a presença de secretários de Cultura de cidades do interior do Paraná e de muitos dos artistas que contribuíram para a composição do Acervo. O conjunto de obras está aberto para visitação do público em geral.