Por Cultura Plural
Por Kailani Czornei e Victor Schinato
O espaço cultural do Bando da Leitura em Ponta Grossa encerrou as atividades anuais no último dia 10. O encerramento ocorreu durante a tarde e contou com a participação das crianças, de acadêmicos e de dois grupos derivados do projeto, o Bando Mulheres e o Bando Tarde de Saudade.
A tarde foi marcada com sol e muitas brincadeiras, de origem indígena e africana, além de uma confraternização com comidas e bebidas, também contando com discursos emocionados sobre os bons momentos de 2022. O Bando ainda realizou um sorteio de lembranças para os participantes.
A responsável pelo Bando da Leitura, Lucélia de Cássia Clarindo, discorre sobre os melhores momentos de 2022 e destaca aqueles em que trouxe, por meio de editais ou convites, os artistas com alguma atividade cultural como teatro, dança, música ou monólogo. “Foi uma maneira que eu encontrei de possibilitar o Bando de assistir uma apresentação que eles normalmente não poderiam, às vezes por falta de oportunidade, e quando eu trago aqui é um momento muito bonito pra mim”.
Já o plano para o ano que vem é continuar com os projetos já existentes: “pretendo seguir com o Bando Mulheres, com o Tarde da Saudade e também ampliar e continuar trazendo espetáculos de outros lugares pra cá”, afirma Lucélia. “Na parte de estrutura do Bando nós pretendemos adaptar melhor esse espaço do alpendre para acomodar os artistas que vierem aqui, como um lugar para se trocarem, e terem também um palco”. Além disso, há planos para melhorar a sala de leitura, a estrutura e o forro e trazer, logo no início do ano, o lançamento de dois livros já programados.