Na última segunda-feira (17), o cantor e compositor independente Matheus Camargo anunciou o lançamento de seu novo álbum, intitulado “Autocinesia”. Programado para entrar nas plataformas de streaming no dia 10 de novembro às 21 horas, o nome do álbum vem de “reconhecimento”, que é o que Matheus busca na jornada musical da obra.
Com o primeiro trabalho fora do meio gospel, o cantor conta que a transição para o pop começou enquanto ainda estava inserido na igreja evangélica, a partir do momento em que percebeu que o estilo musical que cantava o “prendia em uma caixa”. Ele relata que agora se sente muito mais livre musicalmente: “Foi um momento muito conturbado da minha vida, mas hoje eu vejo que foi totalmente necessário para chegar onde estou”.
Apesar dessa transição, o álbum continua com uma sonoridade gospel em muitas músicas. Isso, de acordo com o próprio Matheus, é por conta de algumas das faixas terem sido escritas para esse gênero e posteriormente adaptadas para o pop. Um exemplo disso é a próxima faixa escolhida como single, um gospel que se confunde com o pop liricamente; algo parecido com o trabalho de Priscilla Alcantara, umas das inspirações artísticas de Matheus.
Essa mesma faixa, que para Matheus Camargo é uma das essenciais do álbum, completa-se com mais duas, sendo uma a favorita do cantor, intitulada de “Felicidade: A Autocinesia”. Ele complementa que ela é o ponto crucial do álbum, comparando-a com o final de temporada de uma série de televisão: “é o final dessa história, só que sabendo que irá vir outra”.
Com a composição e produção feitas majoritariamente pelo próprio Matheus, o álbum ainda conta com as participações de Villiano, Daniel Gesualdi, Siuvley, Jessé Lopes e de sua própria mãe, Simone Gonçalves, em músicas inéditas. Além da participação de Lilo em “Fuga”, premiada com Matheus no 34º FUC.