Por Gabriel Aparecido e Victor Schinato
Na última sexta-feira, 19, o SESC Estação Saudade recebeu o Palco Giratório, projeto que passa por diversas cidades de todo o Brasil. Em Ponta Grossa, foi apresentado o espetáculo “O Grande Cirque de Colher”, organizado pelo conjunto de atores “Paspalhos em Cena”, que integram a ONG “Doutores Palhaços: SOS Alegria”.
Apesar do pequeno espaço, o público lotou a casa para ver de perto as peripécias de Limbiça, Madaleno e Tiburcia. O trio de palhaços fez os presentes chorarem de rir com acrobacias, hipnoses, truques de mágica e tortas na cara, sendo quase impossível existir um momento em que risos não eram escutados.
O ator Bruno Madalozo, também conhecido como palhaço Madaleno, contou sobre a emoção em estar de volta aos palcos após dois anos de pandemia. Em suas palavras, poder sentir a comoção do público novamente é como “voltar a respirar”. Apesar de ser um profissional da quinta arte, Madalozo prefere referir-se como apenas um palhaço, por sentir que pode se expressar verdadeiramente dessa forma.
Do mesmo modo se expressa Micheli Madalozo (Tiburcia), que ao fim da apresentação declamou um poema de sua autoria, levando o público às lágrimas que não eram de risadas. Nele, a palhaça fala liricamente sobre os desafios da vida adulta, em como somos os únicos responsáveis por nos levantar e seguir em frente quando os períodos ruins chegam.
Ela ainda finaliza com a frase: “Adulto é uma criança que foi adulterada”. Essa é a mensagem que o grupo quer levar para o público, composto por pessoas de todas as idades, para que valorizem a sua “criança interior”, entendendo que uma piada, por mais boba que seja, pode te salvar.
A primeira apresentação dos Paspalhos trouxe diversão, alegria e reflexão para pouco mais de cinquenta pessoas reunidas no pequeno teatro do SESC Estação Saudade. Trouxe também aquilo que a palhaça Limbiça, interpretada por Larissa Brandão, diz ser o mais difícil nos tempos atuais: sonhar.
O Palco Giratório faz parte do projeto SESC em Cena. O próximo espetáculo, “Contestados”, está previsto para o dia 26 de agosto, às 19 horas. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis no SAC da Estação Saudade para retirada presencial.