Por Cultura Plural
A peça “Tropeço”, que integra a programação da 3ª Semana do Teatro e do Circo, apresentada na noite do dia 29 de março no Cine Teatro Ópera, contou com um auditório cheio e ótimas críticas. De autoria da companhia de teatro Tato Criação Cênica, de Curitiba, o espetáculo, focado principalmente para adultos, também chamou a atenção de crianças que estavam presentes. A apresentação vem sendo produzida há oito anos pelo grupo.
Com os artistas “bonequeiros” Dico Ferreira e Katiane Negrão, a peça criou vida e veio se aprimorando ao longo das apresentações. Com duração de aproximadamente 40 minutos, trouxe a comédia e o drama com as personagens de duas senhoras que moraram juntas e compartilharam momentos divertidos e especiais.As personagens foram representadas pelas próprias mãos dos artistas sobre uma mesa à luz de velas, com cenário ambientando em uma sala de estar.
A atriz e bailarina Katiane Negrão conta que a ideia de criar uma peça com mãos veio de uma brincadeira que ator e diretor teatral Dico Ferreira fazia com gestos. A posição da mão e o modo como ela ficava coberta com um pano remetiam à imagem de uma idosa. Dico, originário da mímica, e Katiane, com destaque na dança, se uniram e realizaram esse trabalho a fim de não usar a fala e sim uma técnica utilizada no teatro chamada “gramelô”, em que as palavras são emitidas por sons diferentes com uma conversação improvisada sem sentido definido. Para a artista, a dificuldade de apresentar uma peça utilizando as mãos é a mesma que aquela que faz o uso corporal. Depende então da preparação de cada artista.
Reportagem por Mariana Teixeira Okita e Crystian Kuhl e Letícia Augusta