Por Cultura Plural
Imagem: Mediadoras destacam aspectos da obra de Carol Bensimon em encontro virtual
Por Helena Denck e Tamires Limurci
A reunião on-line do clube Leia Mulheres PG aconteceu no último sábado (26) com transmissão pelo Skype, para discutir o livro “Todos nós adorávamos caubóis”, de Carol Bensimon. O livro, que é um romance de viagem, aborda diversos temas como a sexualidade, relações familiares conturbadas e transformações.
A mediadora, Ana Istschuk, explica que o livro foi selecionado diante do dia da visibilidade bissexual, já que uma das personagens, bissexual assumida, tem suas vivências exploradas pela narrativa. As participantes da reunião reforçaram, ainda, a importância de ler romances escritos por mulheres. Diversos elementos do livro foram discutidos, incluindo a importância desse romance ser premiado, reforçando o espaço de mulheres na literatura.
O clube, que se encontrava mensalmente, teve seus encontros presenciais cancelados logo no início da pandemia, mas, por causa de pedidos das participantes, foi remarcado de forma on-line, por meio da plataforma “Skype”. Uma das fundadoras, e mediadora da conversa de sábado, Ana afirma os lados positivos e negativos dessa nova forma de conversação. “O presencial sempre teve troca, sempre foi algo muito gostoso nesse sentido. Mas, com o on-line, essa troca pode ser ampliada porque existe a possibilidade de participação de leitoras que não são de Ponta Grossa”, reafirma, com um exemplo da participação do encontro sobre a escritora do mês de agosto, Cidinha da Silva.
O grupo, que faz parte de um projeto existente no mundo todo e que se mantém de modo voluntário, redescobriu nessa crise de saúde a sua importância na vida das participantes. Mesmo com dificuldades e com a dependência da tecnologia, os pontos positivos, para Ana, compensam. Os encontros ocorrem aos sábados, com obras pré-definidas, e podem ser acompanhados através do Instagram do clube, @leiamulherespg.