Por Cultura Plural
O teatro surgiu no Brasil no período Colonial quando os Jesuítas buscavam catequizar os índios. A partir do século XVII os espetáculos tomaram as ruas. Esta modalidade envolve mais o público, pois há muitos elementos de improviso. Os atores interagem com os espectadores e com o ambiente, possibilitando que todos que transitam pelo ambiente possam assisti-la. Os atores devem estar atentos a tudo que acontece ao redor para poder incrementar a peça. Geralmente, os espetáculos envolvem características do circo, o que deixa o público cada vez mais próximo.
Neste sábado, 5 de Novembro, às 10h, os ponta-grossenses puderam apreciar no calçadão da cidade, a primeira apresentação de teatro de rua desta 39º edição do festival. Antes da peça, Edmilson Santini, cearense, escritor de literatura de cordel, recitou alguns de seus livros em ritmo de pandeiro, expressão popular nordestina conhecida como embolada. Após a apresentação vendeu seu trabalho (livros de cordel) por R$3 reais, cada.
Logo após, aconteceu a peça Pratativando no calçadão de Ponta Grossa. O espetáculo reuniu dezenas de pessoas que circulavam pelo calçadão e paravam para assistir a peça. O espetáculo homenageia o poeta cearense Patativa do Assaré. “Muitas das pessoas já ouviram sobre Patativa, mas não sabem quem ele realmente foi. Nós tentamos mostrar a importância dele”, conta o ator da peça Edmar Cândido.
Segundo Cândido, o teatro de rua é mais difícil porque exige maior concentração do artista, mas é mais prazerosa. “Apesar de a modalidade ser complicada, eu prefiro. Há maior integração com o público. Tudo flui melhor”, relata.
Veja a programação completa da categoria Espetáculo de Rua
Dia 07/11 (segunda-feira)
10h – Espetáculo de Rua
Peça: MAGIKAMERLUZA
Autor: The Pambazos Bros
Direção: Diego Martinez e Jorge Zargazazu
Grupo: The Pambazos Bros
Cidade: São Paulo – SP
Local: Calçadão
Duração: 45 minutos
Classificação: livre
Dia 08/11 (terça-feira)
10h – Espetáculo de Rua
Peça: DEUS AJUDA OS BÃO
Autor: Arnaldo Jabor
Direção: Karla Neves
Grupo: Coletivo BoatoClandestino
Cidade: Curitiba – PR
Local: Calçadão
Duração: 55 minutos
Classificação: livre
Dia 10/11 (quinta-feira)
10h – Espetáculo de Rua
Peça: A PRINCESA ENGASGADA
Autor: Márcia Frederico
Direção: O Grupo
Teatral Grupo de Risco
Cidade: Campo Grande – MS
Local: Calçadão
Duração: 45 minutos
Classificação: livre
Reportagem por Andressa Paola Elesbão e Karina Chichanoski