Por Cultura Plural
A casa oferece espaço para coworking, exposição e venda de trabalhos, café e espaço para relaxar
O conceito de casa colaborativa surgiu no Brasil há apenas dois anos, com a WikiLab em São Paulo, e desde então já há casas conhecidas, coma a Jardim Secreto (São Paulo) e a Casa 102 (Curitiba). Neste domingo (15), Ponta Grossa passou a contar com a Casulo, casa colaborativa idealizada por Bruna Dalzotto Santos, Tatyla Barreto, Filipe Zander e Paulo Afonso.
As casas colaborativas funcionam através do trabalho em conjunto de pequenos empreendedores que possuem um objetivo em comum: manter a rede colaborativa e o funcionamento da casa, trazendo novos projetos para a cidade, sejam eles culturais, sociais ou inovadores. Há fatores que diferenciam as casas colaborativas de um coworking, por exemplo, onde não há uma apropriação do espaço pelos usuários ou uma conexão entre eles, apenas o uso das salas para trabalhos autônomos.
O evento de inauguração iniciou às 14 horas e contou com atividades como Flash Day Tatto com Fernanda Camacho, música ao vivo com MUM e sarau aberto ao público.
A ideia da Casulo veio com a união dos quatro amigos na busca de um espaço para realizar trabalhos artesanais, para exposição e venda desses produtos. O trabalho realizado é totalmente voluntário e os recursos adquiridos são voltados para a manutenção da casa. Segundo Bruna, a ideia da casa também é de que novos projetos se iniciem e que iniciativas com linguagens em comum se unam em novas parcerias.
A estrutura da casa conta com salas para locação, disponíveis para microempreendedores residentes e para coworking, a loja colaborativa destinada para venda e exposição de trabalhos de produtores independentes e sala para oficinas. Aos fundos a casa conta com um café e um jardim para uso comum. “O jardim é o espaço para leitura, para que as pessoas venham e fiquem aqui, trabalhem aqui. A Casulo não é voltada somente para o comércio, é voltada para o contato humano, para trocar ideias e surgir novos projetos”, explica Bruna.
Os organizadores também atentam para a questão ambiental. Com a intenção de reduzir a produção de plástico e de lixo, estão espalhados pela casa filtros de barros para oferecer água para o público gratuitamente.
A Casulo está situada na Rua Paula Xavier, nº 1352, no centro de Ponta Grossa. O atendimento da casa acontece de terça-feira a sábado, das 11h às 19h e um domingo por mês, com atividades diversas.