Por Cultura Plural
Por Isabela Gobbo Aguiar e Denise Martins
Na última terça-feira (10), o grupo Paral’elos estreou o espetáculo “Relembranças” no Cine Teatro Ópera, que integra a programação do Festival Teatro e Circo em Festa 2018. A peça, dirigida por Graciana Moreira Justo, tem como tema o pensamento das pessoas e a ligação entre elas, mesmo não havendo conexão temporal e linear.
O grupo Paral’elos existe em Ponta Grossa desde 2013, possui atualmente quatro atores e já apresentou obras como “O Mágico de Oz”. A peça, feita especialmente para o festival, foi escrita pelos próprios atores e remete a histórias de quatro pessoas, de diferentes idades, sexo, contexto e nacionalidades, que aguardam um trem no dia 31 de dezembro. Conforme essa espera, vivências particulares são compartilhadas por cada um, revelando seus pensamentos e sentimentos diante do último dia do ano. “Não é para ter começo, meio e fim, é para causar um estranhamento e levar a plateia a pensar”, diz a atriz Ana Claudia Oliveira sobre a expectativa da interpretação da obra.
Angélica Moreira Justo, 34, estava prestigiando a irmã, uma das intérpretes da peça, e diz que o festival tem uma grande importância na cidade, já que enaltece os autores e atores regionais. Porém, ela lamenta a carência de eventos como este com mais regularidade.