Por Cultura Plural
Por Ingrid Muller, Lucas Jolondek e Yasmin Aguilera
Na noite da última quinta-feira (17), a histórica Mansão Vila Hilda, em Ponta Grossa, foi tomada por uma atmosfera de mistério e encanto durante a sexta edição do evento “Mistérios da Meia-Noite”. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, a programação atraiu um público curioso, que trocou uma caixa de chocolates por uma imersão artística e histórica no casarão centenário.
Com a participação de 15 artistas e colaboradores, o evento ofereceu performances envolventes que exploraram lendas urbanas, histórias locais e elementos do imaginário sobrenatural. A proposta foi provocar sensações e reflexões por meio de intervenções cênicas, tudo isso em um dos patrimônios arquitetônicos mais icônicos da cidade.
Tiago Ramos Stadler, estagiário da Secretaria de Cultura, contou como a decoração e o tema da “Noite na Vila Hilda” foram pensadas. “Para essa sexta edição, trouxemos folclores da cidade e usamos o evento para arrecadação e doação de chocolates para páscoa.” Tiago também menciona sobre a expectativa de público. “Estamos surpresas com a quantidade de pessoas que vieram hoje mesmo sendo quaresma e quinta-feira santa. Nossas edições sempre contam com um número grande de pessoas, mas não esperávamos que hoje a casa lotasse”, afirma.
Pela primeira vez presente na produção do evento, Silvana Zanon, gerente do Teatro Ópera e integrante da Secretaria de Cultura, destacou a importância da ação para o cenário cultural ponta-grossense. “Trazer esse evento para a casa é importante principalmente para os jovens conhecerem melhor a história e a herança histórica que a Mansão Vila Hilda deixa para a cidade”.
Além do caráter cultural, a noite também teve um propósito solidário: todos os doces arrecadados com os ingressos sociais foram destinados a instituições carentes de Ponta Grossa. De acordo com Silvana, novas edições do projeto já estão nos planos. “Estamos planejando a ideia de realizar um evento parecido como esse no Teatro Ópera ainda este ano”.
O objetivo desta edição dos “Mistérios da Meia-Noite”, juntamente a arrecadar doces para serem doados, é também atrair atenção do público para um dos locais culturais mais antigos da cidade. A Vila Hilda abriga um museu histórico em seu interior, com grandes exposições. Após a programação da noite, vários convidados visitaram o museu da grande mansão.