Por Cultura Plural
Por Emanuelle Pasqualotto, Ingrid Muller e Lucas Andrey
A Câmara Municipal de Ponta Grossa foi palco da cerimônia de posse da Procuradoria da Mulher na última segunda-feira (7). Para dar início à nova gestão, o público acompanhou a nomeação da nova procuradora, Enfermeira Marisleidy, e da procuradora adjunta, vereadora Teka dos Animais. A sessão foi presidida pelo vereador Júlio Kuller, com presença da prefeita Elizabeth Schmidt e Joce Canto, procuradora da última gestão.
Criada em 2024, a Procuradoria da Mulher é um órgão institucional que tem como objetivo central atuar na defesa dos direitos das mulheres, fiscalizando, promovendo debates e articulando políticas públicas que atendam às necessidades da população feminina. O mandato das procuradoras tem duração de dois anos, sendo decidido pelas vereadoras em exercício no Legislativo.
A nova gestão chega com o compromisso de fortalecer a atuação da Procuradoria nas comunidades e ampliar o acesso da população aos serviços oferecidos. Segundo a nova procuradora, Enfermeira Marisleidy, uma das principais metas será a divulgação das ações da Procuradoria, levando informações às mulheres sobre onde e como buscar ajuda, além de fortalecer parcerias com outros órgãos municipais e estaduais. “A gente precisa cada vez mais proteger as nossas mulheres. Essa iniciativa já está acontecendo desde a gestão anterior, que era da vereadora Joce Canto, e eu assumo com muito respeito. Queremos fortalecer esse trabalho e levá-lo para a comunidade”, afirma Marisleidy.
Para ela, muitas mulheres ainda desconhecem os serviços de apoio existentes no município, o que dificulta o acesso a medidas de proteção ou orientações adequadas. Marisleidy diz que a atuação da Procuradoria também será educativa, promovendo rodas de conversa, campanhas informativas e articulações com lideranças locais. “Diversas pessoas nem sabem que alguns serviços existem. A gente quer dizer para as mulheres que elas podem contar com a gente. Aqui elas serão acolhidas, amparadas e orientadas. E, se não for algo da nossa alçada, vamos encaminhar para os órgãos responsáveis”.
A procuradora adjunta, Teka dos Animais, relembrou sua trajetória de vida, marcada por superações e resistência diante de preconceitos e dificuldades. Ela destacou que sua presença na Câmara é fruto de muita luta e que agora deseja usar sua experiência para fortalecer o papel da mulher na sociedade ponta-grossense. “Fui trabalhadora rural, babá e empregada doméstica. Se hoje estou aqui, é porque eu lutei para ser vereadora e darei meu melhor pelas mulheres da nossa cidade”, declarou, acrescentando que pretende atuar com firmeza em pautas ligadas à educação, saúde, segurança e combate à violência de gênero. Segundo Teka, um dos maiores desafios será enfrentar os altos índices de violência de gênero, além da desigualdade no mercado de trabalho e o racismo estrutural, que afeta principalmente as mulheres negras e periféricas. “Precisamos mudar essa realidade. Ponta Grossa precisa ser exemplo para outros municípios”.
Com um mandato que se estende pelos próximos dois anos, a expectativa é de que a nova gestão consiga consolidar a Procuradoria como uma ferramenta eficaz de escuta, apoio e transformação social. A posse representa não apenas uma mudança de representantes, mas a renovação do compromisso com uma cidade mais justa, inclusiva e segura para todas as mulheres.