Por Cultura Plural
Por Emanuelle Pasqualotto
Estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta (UEPG) participaram de uma oficina de produção de fotografias analógicas feitas com latas. A atividade foi ofertada na programação da 33ª Semana de Estudos em Comunicação, realizada pelo Departamento de Jornalismo da UEPG de 16 a 20 de setembro. 16 estudantes, divididos em duas turmas, participaram da oficina. A técnica de fotografia do departamento, Tais Maria da Cruz, ensinou as turmas a fotografarem através de uma lata pintada de preto com um furo no centro para entrar luz .
Os alunos puderam aprender a revelar as fotos que tiraram. Na sala de revelação do curso de Jornalismo da UEPG, eles retiravam o papel filme da lata – na presença de uma luz vermelha, pois o papel não pode entrar em contato com a luz branca – e realizavam o processo químico da revelação das fotos, colocando o papel no revelador e, em seguida, no fixador.
“Mostramos para os alunos uma forma diferente de fotografar e vivenciar a magia da fotografia”, explicou Tais. Ela complementou que, nas atuais câmeras digitais, não é possível ver a foto “nascendo” como acontece no processo de revelação, que faz lembrar a história da fotografia.
Larissa Didres, estudante do primeiro ano do curso de Jornalismo e monitora de um dos dias da oficina, auxiliou Tais durante a atividade. “Para nós que vivemos em um mundo tecnológico, é muito interessante ter contato com a maneira que as pessoas tiravam fotos antigamente”, destacou.