Por Ingrid Muller e Yasmin Aguilera
A 13ª edição da Expo&Flor de Ponta Grossa, que ocorreu entre os dias 6 e 15 de setembro no Parque Ambiental, consolidou-se como um dos eventos mais aguardados do calendário regional. A exposição foi organizada pelo Rotary Clube Ponta Grossa Alagados e reuniu flores diretamente de Holambra, capital internacional das flores e maior produtora da América Latina. Este ano, o evento não só manteve sua tradição de celebrar a floricultura e a jardinagem, mas também ampliou seu alcance para incluir uma programação cultural e atrações diversificadas.
Edinéia Aparecida Blum, professora da APAE e sócia do Rotary Alagados há 13 anos, explica em que consiste a organização Rotary e qual seu objetivo com a comunidade. “O Rotary é uma organização internacional sem fins lucrativos que busca atender as necessidades das comunidades. Portanto, o nosso lema é: Dar de si, sem pensar em si”, relata Edinéia. O valor arrecadado com as flores é destinado para instituições assistenciais que integram os projetos atendidos, sendo alguns deles: Projeto “Mãos que bordam com amor”, da Rede Feminina de Combate ao Câncer; Projeto “Baú pedagógico com jogos adaptados para educação especial” da Associação de Proteção aos Autistas – APROAUT; Projeto “Costura”, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ponta Grossa – APAE, entre outros oito projetos de instituições.
A sócia também comenta sobre a organização da entrega das flores ao evento que são realizadas durante a madrugada. “Os caminhões chegam por volta da meia-noite, os rapazes encarregados do descarregamento ficam aqui até o amanhecer se certificando de que tudo está em ordem”, relata.
Nesta edição a Expo&Flor contou com os seguintes eventos: plantio de 200 mudas de árvores frutíferas, concurso de fotografia, visitas dos alunos das escolas públicas, concurso de redação, palestras da Força Verde Mirim, corrida rústica e caminhada e também a feira de artesanato e de produtos regionais. O evento teve o apoio dos voluntários das entidades que recebem os valores arrecadados com a feira.
José Roberto dos Santos, comerciante da feira de hortifrutis, conta sobre sua primeira impressão do evento e como está sendo sua experiência. “Todos que conversei até agora, tanto dos organizadores, quanto clientes, foram simpáticos. A expectativa de vendas de sexta a domingo é alta.”
Nos próximos dias, juntamente com as atividades para finalizar a feira, o Rotary Alagados irá disponibilizar os demais projetos para as entidades, prestará esclarecimentos, promoverá a cerimônia de premiação do concurso de fotografias e de redação dos estudantes das escolas públicas.