Por Cultura Plural
Por Larissa Viero e Júlia Almeida
Durante os dias 15 a 17 de agosto, o Parque Ambiental recebeu a 6° edição do PG Memória. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, desde 2019, a exposição tem o objetivo de contar a história da cidade e celebrar o patrimônio cultural dos Campos Gerais. Nesta edição, toda estrutura da exposição foi pensada para remeter a uma casa, já que o tema central do evento foi Toda Casa É o Castelo de Alguém.
O pavilhão de exposições foi montado com vários cômodos, com o intuito de causar no visitante a sensação de estar em seu lar. A estrutura contava com um quarto de casal, um quarto de criança, um quarto de hóspedes, uma sala de estar, uma sala de jantar, uma cozinha e um banheiro. Além da feira, o PG Memória trouxe um pavilhão com palestras, uma tenda de exposições para o concurso de desenho, uma exposição de carros antigos e a ‘Feira Pop’ especial, com quatro temas durante os três dias.
No segundo dia de exposição, sexta-feira (16), o público marcou presença na exposição. João Gabriel, estudante de Artes Visuais, destaca a importância do evento: ‘Embora não seja tão fomentada, a gente tem muita arte e muita cultura no Paraná, por isso é muito importante existir projetos como esse, para que as pessoas de Ponta Grossa entendam que têm artista aqui, tem arte aqui’.
O estudante reflete sobre o reconhecimento dos artistas locais. ‘É também uma chance de quem não sabe que existe arte em Ponta Grossa e para ser artista você não precisa ter morado na Europa ou ter morrido no século passado”, ironiza João Gabriel.
O público pôde compartilhar vivências, com um olhar bastante afetivo, e revisitar cenários que fazem parte da história da Princesa dos Campos Gerais. A exposição, existente desde 2019, deixou o Parque Ambiental no dia 17 de agosto e volta no ano que vem com novas atrações.