Por Cultura Plural
Por Ingrid Muller
O álbum Supernova é uma extensão do último álbum composto por Jão, Super. Com uma sonoridade mais madura e letras profundas, Supernova apresenta sete faixas que exploram temas como amor, perda, superação e a busca por autoconhecimento: Acidente, O Triste É Que Eu Te Amo, Modo de Dizer, Carnaval, Supernova, Paranoid e Locadora (Versão Estendida), que já era conhecida pelos fãs por estar presente na setlist fixa da turnê. Outra delas, Religião, foi apresentada ao público no começo de junho, durante apresentação realizada pelo artista no Rio de Janeiro, onde o novo projeto também foi anunciado.
Jão declarou em suas redes sociais o motivo da continuação de Super: “A principal vontade de fazer um deluxe (ou edição especial) nasceu quando anunciamos a turnê e eu entendi que vocês ainda me amavam, eu queria muito agradecer de alguma forma, minha vida tomou novos rumos e sinto que algumas faixas que foram criadas na época e não entraram no disco original (como “Acidente” e “Carnaval’) eram necessárias para completar o que eu tinha pra dizer e seguir com uma página em branco para o quinto álbum”.
Com a primeira música em inglês de Jão, Paranoid explora a profundidade da dor emocional e a sensação de perda após o término de um relacionamento significativo. Em memória daquilo que algum dia doeu tanto, Jão reflete na música: “Se a dor é real, então por que não consigo encontrar a cura? Eu te procuraria em todas as minhas vidas apenas para aprender como seria viver uma grande história com o amor da minha vida”.
Religião, primeira música do álbum, se mostra como uma crítica social aos preconceitos que são frutos da religião, mas também defende o amor como algo sagrado. No pré refrão, o músico aborda a seguinte frase: “Toda essa gente que reza por nós mudaria num instante ao nos ver a sós”. Jão deixa evidente a crítica aos religiosos que rezam para que Deus cure os homossexuais, como se gostar de alguém do mesmo sexo fosse doença. No refrão, ele diz: “Eu vou estar onde você estiver, eu vou queimar pelo preço de ter”. Muitos homossexuais foram queimados na fogueira ao longo da história e, nessa letra, Jão deixa evidente que não liga para nenhum preconceito. Se o preço de ter seu amado for esse, ele vai queimar, seja numa fogueira ou no inferno.
Outro trecho com um significado importante para fãs de Jão é: “Eu vi nosso futuro onde está, com fogos no céu enquanto eu beijo sua boca”. Ele claramente faz uma referência ao dia em que beijou Pedro Tófani, seu atual namorado e motivo de todas as suas letras profundas, após um show que estava sendo transmitido pela TV em rede nacional. O cantor relatou em um de seus shows: “Supernova é um projeto muito pessoal, onde eu pude experimentar novas sonoridades e me desafiar como artista. Cada música é uma explosão de sentimentos e espero que os fãs se conectem com isso”.