Por Cultura Plural
Por Fernanda Matos
Aos sábados, das 9 às 17 horas, acontece a Feira Estação das Artes na praça João Pessoa ao lado do terminal central. As pessoas podem adquirir produtos como aromatizadores, artigos religiosos, comida artesanal, itens bordados, roupas de brechós e para animais, em crochê, bonecas artesanais, artesanatos em gesso, canecas personalizadas, acessórios infantis, quadros, plantas, bijuterias e mandalas.
De acordo com uma das organizadoras, Roseli Fátima de Souza, a feira já acontecia há mais de dois anos ao lado da Estação Arte, mas o atual local das exposições chama mais a atenção do público que passa ao redor. Ela também declara que todas as pessoas que criam algum tipo de artesanato podem participar e expor os produtos a partir de um cadastro feito pelos responsáveis.
A expositora, Franciele Camargo, relata que organiza a outra parte da feira, para além dos artesanatos, mas que abrange a moda sustentável e circular dos brechós. Ela faz parte da associação Arraso de Mulheres e reúne aquelas que sofrem com algum problema como a depressão ou que desejam complementar a renda financeira e apresenta a feira como uma solução. “A feira é uma forma de distração, de conforto e alegria, não apenas para vender, mas também com o objetivo de cuidar da mente das mulheres”, pontua. Segundo Franciele, a rede de ajuda conta com 22 mulheres e participar aos finais de semana de algo que ela classifica como diferente ajuda a descontrair e amenizar os problemas pessoais.
Os artesãos que desejarem participar da feira devem procurar mais informações através do telefone da organização (42) 99818-4320.