Por Cultura Plural
Na última sexta-feira (07), encerrou mais uma edição do Festival Literário dos Campos Gerais (Flicampos), que teve início no dia 5 deste mês. O evento aconteceu na Biblioteca Pública Municipal e contou com a presença de escritores de Ponta Grossa, com o objetivo de divulgar as obras produzidas por eles. Durante a exposição dos livros, os visitantes tiveram a oportunidade de conversar com os autores sobre as obras.
Alunos das escolas do município também conheceram o festival. A escritora Elza Prestes explica como é necessário aproximar este público da leitura. “É muito importante incentivar as crianças e adolescentes à escrita e que eles leiam os livros físicos para que encontrem as palavras corretas, a língua portuguesa como ela é”, pontua. Ela acrescenta que contar histórias colabora para o desenvolvimento do intelecto e do vocabulário.
Poemas, contos, romances, ficção, livros sobre a cidade ou produções infantis eram algumas das obras disponíveis. “A leitura é uma forma de abrir portas para voar pois é um conhecimento que proporciona liberdade e uma visão de mundo plural e mais ampla”, afirma o escritor e historiador Fábio Holzmann Maia. De acordo com o autor, um festival literário aproxima quem produz o texto do leitor.
O Flicampos acontece desde 2012. Os livros dos autores presentes na edição deste ano podem ser encontrados no espaço da biblioteca pública do município.