Por Joyce Clara
Por Joyce Clara
Com músicas de compositores brasileiros, os alunos de canto lírico e popular do Conservatório Maestro Paulino se apresentaram em uma mostra, na última sexta-feira (17). Treze alunos do professor João Luiz Gomes puderam exercitar a apresentação em público e mostrar o que foi aprendido durante o semestre.
Os alunos do conservatório têm aulas teóricas, onde desenvolvem toda base necessária, e práticas. João Luiz Gomes Junior atua na instituição desde o ano passado, mas ministra aulas de canto desde 2017. Ele explica que, para essa apresentação, ele propôs seis compositores: Chiquinha Gonzaga, Chico Buarque, Alberto Nepomuceno, Ernani Braga e Waldemar Henrique. A partir desses nomes, cada estudante poderia selecionar a canção de sua preferência. “Ensinar também a escolha de repertório, desde a primeira aula”, explica.
O professor observa que uma das dificuldades quando se inicia no canto é conciliar tantas informações técnicas em uma mesma música. “Trabalhar expressividade é diferente de interpretação, porque abrange respiração, extensão e potência vocal, eu preciso equilibrar todas essas coisas junto do emocional”. Ele complementa que cada aluno possui sua individualidade e que ela deve ser levada em consideração. “Eu trabalho o contato humano, olho no olho, troca de sentimentos e ideias, reflexão, saber escutar”.
Abda Vaz Madalozo foi uma das alunas que se apresentou na noite. Ela conta que sempre gostou e teve contato com a música, mas que iniciou mesmo os estudos na área há dois anos. Sobre a sensação de estar em palco, ela observa que já se faz presente há muito tempo, pois os pais são palhaços do SOS Alegria e ela sempre participou das apresentações teatrais. “Me apresentar cantando foi muito diferente, senti muito mais nervosismo, mas foi uma experiência nova e muito legal; quero muito ter oportunidade de realizar sempre”. Ela conclui que, por enquanto, o canto é um hobby, mas que gostaria de trabalhar com isso um dia, talvez em bares e eventos.