Por Cultura Plural
Por Pietra Gasparini e Natalia Almeida
Na última sexta-feira (11), o PhonoPub promoveu o Samba da Flauta, com Nicolas Salazar, Sérgio Falcão e convidados, em agradecimento a todos que, de alguma forma, ajudaram o musicista Salazar a recuperar equipamentos que foram roubados. A apresentação contou com entrada livre mediante a doação de água potável para as vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul.
Salazar teve flauta, saxofone e computador roubados na madrugada do dia 4 de abril. O sax e o computador foram recuperados. Porém, foi necessário fazer uma vaquinha on-line para a compra de uma nova flauta. O músico conta que se surpreendeu com a movimentação do público pois, no dia seguinte (5), já tinha arrecadado o valor inteiro do instrumento. “Esse movimento da vaquinha foi lindo, porque a galera ajudou demais, e mesmo quem não ajudou financeiramente, ajudou compartilhando”.
Ele também falou sobre a importância da valorização dos músicos locais. “É importantíssimo que tenham bares para a gente tocar, ainda mais sons que não são tão comerciais, a galera gosta, então tem que rolar, mas PG é devagar”.
Sérgio Falcão, músico que fez parte da apresentação, compartilha da mesma opinião: “Importante sempre é, mas precisamos aceitar que Ponta Grossa tem uma limitação, querendo ou não essa é a cidade do sertanejo”.
O Samba da Flauta conseguiu arrecadar uma quantidade considerável de água para doar para as vítimas do Rio Grande do Sul. O montante de garrafas e galões de água potável encheu mais de um carrinho de supermercado, sendo encaminhado ao corpo de bombeiros.