Por Joyce Clara e Maria Cecília Mascarenhas
O evento “World Creativity Day” ocorreu entre os dias 19 e 21 de abril e teve por objetivo comemorar e abrir portas para a inovação e a criatividade. Esse festival, que ocorre há dez anos no mundo todo, em 2024 teve Ponta Grossa como uma das cidades sedes. O evento abrangeu diversos locais culturais do município, tendo no sábado (20) o Sesc Estação Saudade como principal palco para a propagação da criatividade nos Campos Gerais.
A programação se estendeu durante todo o dia e teve como atividades: oficinas de produção de cosméticos, apresentações de cheerleading, da Orquestra Sinfônica da cidade, o “Varal das Mina”, entre outros diversos atrativos.
O objetivo da atividade realizada no SESC Estação Saudade era de integrar diversas culturas presentes na cidade. Eduardo Godoy, diretor artístico do evento, explica sobre a iniciativa. “O grande diferencial do Dia Mundial da Criatividade é esse, unir dois entes que parecem estar separados mas se complementam”. Eduardo ainda observa que a proposta do evento era de aproximar e conectar diversas vertentes da cultura e da arte.
Outra atividade da tarde foi a apresentação da Liga das Baterias Universitárias de Ponta Grossa. A organização do evento entrou em contato e o grupo passou a se preparar com ensaios à noite, utilizando também alguns toques de outras apresentações em conjunto que realizaram, como no Carnaval.
Lucas Ávila, que estava como mestre da bateria, relata que a apresentação foi muito importante para seu desenvolvimento pessoal, por estar à frente dos ritmistas, enfrentando receios de estar diante de muitas pessoas e falar no microfone. Além disso, ele destaca uma interação com o público. “Após a apresentação, uma senhora do Rio de Janeiro, que possuía contato com o Carnaval e os instrumentos utilizados, parabenizou o empenho de todos”.
Gargalhar para desestressar
Como encerramento do Dia da Criatividade, Lourenildo Leite Macedo, o Palhaço Loro, apresentou o espetáculo “Gargalhar para desestressar”. A apresentação contou com muita interação com o público e uma mensagem sobre como lidar com os estresses do dia a dia. “Gostei muito da recepção do público, houve trocas muito genuínas, isso me deixou muito feliz” , relata Lourenildo.
Sobre o espetáculo, Lourenildo conta que “surgiu de uma demanda, me pediram para fazer uma palestra sobre estresse, e eu surgi com a ideia de fazer de palhaço”. A primeira versão é de 2017, mas desde então ele vem trabalhando com a apresentação. “Além de atingir todos os públicos, de empresa, de fora, eu sempre digo que é uma apresentação para a família”.
Lourenildo é técnico em segurança do trabalho e tem como propósito informar através do lúdico. Ele também participa do Doutores Palhaços SOS Alegria.