Por Cultura Plural
‘Cantar faz bem’. Essa foi a mensagem do Coro Cidade de Ponta Grossa, logo no início da apresentação ‘Ciranda, cirandinha’, realizada na noite da última terça-feira (09/04) no Auditório A do Cine-Teatro Ópera.
Segundo a maestrina do Coro, Carla Roggenkamp, a proposta do concerto é a interatividade para tratar das danças e músicas folclóricas de várias partes do mundo. E durante a apresentação a plateia pode ouvir canções de países como os Estados Unidos, Canadá, Israel, Itália, Bulgária, Rússia, Japão, África, México e Brasil.
Entre as músicas brasileiras, não poderia faltar a tradicional Ciranda Cirandinha, além de algumas canções folclóricas paranaenses. A plateia, composta por pessoas de todas as idades, entrou no clima e interagiu, cantando, batendo palmas, estalando os dedos e alguns, subiram ao palco para a dança de roda. “Achei a apresentação bem acessível às pessoas que não estão acostumadas a vir a um concerto”, diz Bárbara Rosini, 22. “A apresentação conseguiu envolver todo o público”, completa.
O espetáculo, além de ensinar a história das danças circulares, colocou a plateia em contato com outras culturas e tradições, além de proporcionar uma experiência às pessoas que assistiam. “Acho que a apresentação interativa faz a pessoa se envolver e ficar mais feliz. A música toca a alma”, relata Twigy Emanuela, 25, uma das participantes do Coro em Cores, que fez uma participação especial no concerto.
Reportagem de Giovana Kai