Por Cultura Plural
Por Fernanda Matos e Larissa Oliveira
A exposição Mulheres da Terra foi responsável por garantir espaço e visibilidade às mulheres que trabalham com feiras. O evento foi realizado durante a última semana de setembro. A Praça Santo Antônio, no bairro Jardim Carvalho, recebeu o público na abertura da exposição, no dia 26.
No sábado (30), as mulheres das feiras marcaram presença no estacionamento do Restaurante Popular. As expositoras disponibilizaram para venda produtos como frutas, verduras, plantas e sabonetes artesanais.
O projeto Mulheres da Terra é relacionado às comemorações dos 200 anos de Ponta Grossa abordando o peso da ancestralidade feminina nessa história. É trazido um tema que é pouco discutido na sociedade, principalmente no círculo cultural: a mulher feirante.
Através desta iniciativa, pretende-se contribuir para que a população da cidade conheça – e reconheça – o trabalho feito por essas mulheres. Parte da população costuma frequentar feiras em busca de alimentos mais saudáveis e orgânicos, mas sem pretensões culturais e de análise mais aprofundada. A iniciativa vem para reforçar o quanto podemos refletir mesmo em um “dia de feira”, reconhecendo a força do trabalho de quem disponibiliza alimentos saudáveis e de acesso democrático.