Por Joyce Clara e Vinicius Orza
Por Joyce Clara e Vinicius Orza
Com apresentações que vão do clássico O Cisne Negro, de Tchaikovsky, ao musical La La Land, a noite de segunda-feira (25) deu início às mostras competitivas do Setembro em Dança. As escolas e academias apresentaram suas coreografias na Cidade da Dança, estrutura localizada perto da Biblioteca Municipal, e foram julgadas pelos bailarinos Fernando Lima, Marcia Angeli e Júlia Del Bianco. A abertura da noite foi com o Coro Cidade de Ponta Grossa, que apresentou quatro músicas, seguido de uma apresentação da coreografia de A Morte do Cisne pela jurada Júlia.
A participante Lívia Patrícia Borba, bailarina há 16 anos, avalia que a noite de apresentações foi boa e destaca alguns aspectos. “O espaço estava melhor que no ano passado, a equipe estava sendo super atenciosa, ajudando com tudo, achei isso muito bom, o equipamento de palco também”. Porém, o atraso foi algo que ela apontou como negativo.
A diretora e coreógrafa, Phayga Gruber, ressalta a importância de participar do evento para fomentar a cultura da região e ajudar nas experiências de vida dela e de suas dançarinas. “Nós sempre tentamos participar de tudo que é relacionado à cultura na cidade, afinal, sabemos o quão importante é estarmos inseridos nesse meio. É sempre uma experiência nova para todas, pois são trabalhos, contextos e jurados diferentes”, afirma.
A programação do Setembro em Dança segue até o dia 30 e finaliza com uma cerimônia de gala e apresentação dos vencedores das mostras competitivas, que se apresentam nos dias 26, 27 e 28, nas categorias de dança contemporânea, estilo livre e jazz, respectivamente.