O primeiro final de semana do Setembro em Dança de 2023 levou um conjunto de apresentações para diversos locais da cidade, desde o Calçadão da Rua Coronel Cláudio até a Cidade da Dança, em frente ao Conservatório Maestro Paulino. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, contou neste sábado com apresentações que variavam do jazz ao ballet clássico e ao sapateado, além da participação especial da coreógrafa e diretora artística Fernanda Chamma.
A dançarina convidada falou sobre a importância da realização de eventos como esse e da emoção que estava sentindo ao ver novos talentos, apesar de ainda não estarem em mostras competitivas. “[o evento] respira dança”, ressalta, dizendo que possui esperança na nova geração ao notar “bons bailarinos, bons coreógrafos, bons diretores; vejo atitude”.
Uma dessas atitudes observadas por Chamma é a de Kaio Bergamin, dono da Aloka Produções Artísticas e dançarino, que foi o premiado da noite como um dos favoritos da artista convidada. Em sua mostra, o bailarino explicou que a apresentação elogiada, “Afoxé pra Logun” de Clara Nunes, vem a partir de uma concepção de tirar o americanismo do sapateado e misturá-lo com o samba, trazendo a identidade nacional para esta técnica e dança.
Kaio apresentando “Afoxé pra Logun” como parte da Mostra Aberta/ Foto: Gabriel Aparecido
Ele relatou, ainda, que em eventos como esse tenta trazer tudo que é capaz para poder demonstrar a força de sua arte e o potencial de seus alunos. Uma delas é Briena Margraf, que esteve na mesma apresentação de Kaio e também dançou em “Man! I Feel Like a Woman” de Shania Twain. Ela disse que estava feliz com o resultado e com “um certo alívio” após o encerramento da apresentação. A mostra aberta de sábado também teve a presença de solistas e de grupos de danças modernas, como FitDance, por exemplo, além da Companhia Municipal de Dança, que trouxe um excerto do espetáculo “Travessia, Saudade, Passagem”.
O primeiro sábado de apresentações ainda contou com a realização de mostras no Calçadão da Rua Coronel Cláudio pela manhã e no Lago de Olarias na parte da tarde, além de um debate com Fernanda Chamma sobre o cenário atual do jazz no Brasil. O Setembro em Dança continua até o dia 30 com apresentações em diversos locais do município.