Por Cultura Plural
O Grupo Trio do Trem apresentou-se no Cine-Teatro Ópera sexta-feira, 22, trazendo ao público um jeito diferenciado de fazer humor. O trio é composto por Junior Bier na voz e na viola caipira, Nélio Spréa na voz, violão e também viola caipira, e Oswaldo Rios na voz e no violão. Fazem parte do repertório do grupo canções caipiras e modas de viola que contam a vida do homem no interior.
Além da apresentação humorística, o trio de Curitiba toca músicas de raiz que mostram causos engraçados, apresentando temas regionalistas, como trocadilhos com nomes de cidades e histórias com desfechos que conquistam risos do público.
A qualidade musical dos artistas é notável e a maneira como a platéia participa do espetáculo é importante no andamento da apresentação, cantando cada refrão, dialogando de maneira única com o trio. Para Ana Ceres Leite, que tem o costume de assistir peças teatrais, shows e apresentações de stand-up, a apresentação foi ótima, diferente das outras que já havia visto. “Achei interessante a maneira como eles interagiram com a platéia”, conta.
Para Nélio Spréa, o humor feito pelo trio é inspirado nos contadores de causos e em duplas caipiras antigas. “É um humor inocente, que até uma criança pode assistir, diferente do humor apelativo atual que é visto na maioria das vezes”, afirma.
Murilo Axt, que ajudou a trazer o Trio do Trem para Ponta Grossa, explica que o objetivo do Circuito SESI é a integração cultural dos artistas paranaenses com os artistas de diferentes regiões. O espetáculo foi uma promoção do SESI e do SMCT.