Por Joyce Clara
Por Anna Perucelli, Fernanda Matos e Joyce Clara
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa realiza a 5ª edição do PG Memória com o tema “Álbum de Família”, que busca apresentar parte da história ponta-grossense. As apresentações aconteceram ao longo da última semana, de quarta-feira (16) a sábado (19), no Lago de Olarias, com programação das 10 às 22 horas. O evento é uma referência ao patrimônio cultural do município e conta com vários estandes temáticos que representam alguns recortes da memória de Ponta Grossa.
Durante os três dias de eventos foram ofertadas ao público 34 palestras no Espaço Saberes, que resgatam nuances da história ponta-grossense, e 32 apresentações culturais. Entre elas, da Banda Lyra dos Campos, sessões de teatro lambe lambe, Meninas Cantoras e artistas locais como Silvestre Alves e Rylan Marinho.
Além disso, o espaço também incluiu 34 estandes com exposições. Entre elas estava o do Ateliê Maison Rique, local com brechó e antiquário, que também oferta cursos de costura criativa e artesanato. Amanda Riquerme foi palestrante no espaço Saberes com o tema “Mudanças da moda dos últimos anos e seu impacto na história da humanidade” e explicou sobre as memórias que a roupa deixa na sociedade. “O ser humano vai embora, mas a roupa fica, então a gente precisa ressignificar o ponto de vista”, observa.
O secretário de Cultura, Alberto Portugal, diz que o PG Memória é um evento afetivo. “A ideia é promover o sentimento de pertencimento e orgulho dos ponta-grossenses e, acima de tudo, preservar essas memórias da nossa gente e da nossa terra”.
As edições anteriores do evento foram realizadas em outros locais da cidade e para 2023, em referência à comemoração dos 200 anos da cidade, o Parque de Olarias foi o escolhido para reunir as pessoas que são protagonistas dessas memórias.