Por Gabriele Proença
Na última sexta-feira (04) aconteceu, no hall do bloco C da UEPG Central, o relançamento do livro ‘Lente Quente – Fotojornalismo e cultura (2010-2019)’, como parte da Invernada Cultural. O evento contou com feira de livros, música ao vivo e exposição de fotos e arte, e foi organizado pelo professor e escritor Marco Aurélio de Souza. A feira contou com bancas das editoras independentes Selo Lambrequim, Monstro dos Mares, Olaria Cartoneira, Kafka e Telaranha.
O livro, produzido pelo projeto de extensão Lente Quente, do curso de jornalismo da UEPG, reúne 150 fotos do acervo do projeto, produzidas por acadêmicos extensionistas que participam ou já participaram da ação extensionista, de 2010 a 2019. O professor e coordenador do Lente Quente, Rafael Schoenherr, explica o objetivo do livro: “o intuito é documentar a vida cultural da cidade e registrar iniciativas e opções culturais que surgem e desaparecem na cidade, pela ótica do fotojornalismo”.
Foto: Gabriele Proença
Para o professor Marco Aurélio, o projeto Lente Quente é de grande importância. “É fundamental para a cultura da cidade, cumpre uma função de documentar a vida cultural de Ponta Grossa”, afirma. Desde o lançamento do livro, no dia 7 de junho, foram distribuídas cerca de 100 edições, entre doações para bibliotecas de Ponta Grossa e vendas. A obra está disponível para compra de forma online no Lambrequim Cultural e de forma física no Bar Gastronômico Buena Onda.
Foto: Gabriele Proença