Por Cultura Plural
Na última sexta (18) o grupo Arte da Comédia apresentou em Ponta Grossa a peça “As espertezas de Arlequim”. O palco foi o Centro de Cultura, que recebeu em torno de 90 pessoas para assistir o espetáculo. A apresentação faz parte do circuito Sesi Cultural, realizado mensalmente em diversas cidades do Paraná, com entrada franca.
“As espertezas de Arlequim” é uma peça do italiano Roberto Innocencio e segue o gênero Comédia Del’Arte. Esta corrente teatral se assemelha ao circo e tem como característica as piruetas, canções e o uso de máscaras. Originalmente as obras são apresentadas nas ruas de forma improvisada. Elas não seguem um texto fixo, apenas o roteiro básico. As histórias em geral têm três tipos de personagens: o patrão, o criado e os enamorados, como explica Guto Scheremeta, que interpretou o papel principal.
Antes do início da apresentação, os atores interagiram com as pessoas presentes. Eles conversaram, riram, cantaram. Segundo Alaor Carvalho, responsável pela personagem Parnaleão, isso serve para aquecer a voz e também é uma maneira de dar boas vindas à plateia. “Pelo ritmo das gargalhadas vi que cativamos o público”, afirma.
Caroline Marzani, atriz há nove anos, interpreta a personagem Ricciolina. Ela explica que o espetáculo é apresentado na rua, portanto, quando é transferido para um palco interno há necessidade de aproximar as pessoas da boca de cena. Caroline revela outro aspecto peculiar deste tipo de trabalho. “A improvisação faz parte do enredo, pois deixa a linguagem mais tranquila e natural”, completa. A próxima apresentação será na Casa de Cultura em Telêmaco Borba dia 23 de maio às 20h.
Um criado apaixonado que enfrenta tudo por amor
Arlequim é um criado muito criativo que está apaixonado por uma bela dama, chamada Ricciolina. Seu senhor, Parnaleão também está apaixonado por esta mulher. Parnaleão pede auxílio para Arlequim, com o objetivo de conquistar a moça. Porém, o esperto Arlequim realiza diversas artimanhas para evitar que o seu senhor fique com a mulher dos seus sonhos. Nesse contexto os personagens fazem acrobacias, lutam, cantam e contam piadas.
Durante o enredo surge uma bruxa, que cria uma poção mágica para transformar Parnaleão em um jovem Capitão. Arlequim faz um pacto com a bruxa, disposto a impedir que o Capitão fique com a Ricciolina. Esta disputa entre os dois é tratada de forma bem humorada por ela, que se mostra ingênua diante de tal situação. O conflito amoroso termina de forma surpreendente, quando Arlequim revela sua verdadeira identidade.
Reportagem de: Antonio Correia