Por Yasmin Orlowski e Manuela Roque
O Bando da Leitura, projeto de contação de histórias para crianças de Ponta Grossa, completou seis meses de atividades online em abril. Durante o mês, o principal foco foi dedicar o espaço para os momentos de interação entre os participantes, através da ação “Crianças contam histórias para crianças”. Nela, os pequenos leitores podem levar seus livros para a roda de contação de histórias virtual e lê-los para os colegas, além de interagir ao final da leitura com a história a partir de perguntas realizadas pela mediadora, Lucélia Clarindo.
Os encontros, que acontecem semanalmente pela plataforma Google Meet, estão possibilitando que o grupo seja conhecido além da cidade de Ponta Grossa. De acordo com Lucélia, o modelo online de contação de histórias tem possibilitado a presença de crianças de regiões periféricas do município, que tinham dificuldade de se locomover presencialmente para a sede, e também de leitores de outras cidades do Paraná: “Presencialmente o Bando já estava lotado. Teve vezes que não tinha mais onde sentar de tanta criança. Com o online, temos ainda mais participantes. Quanto mais crianças vierem participar, mais forte a gente fica”, relata.
Lucélia ressalta que o projeto prevê seguir com os encontros online simultâneos aos presenciais ao final da pandemia. “Quando tudo voltar ao normal daremos continuidade ao online, mas com melhores aparelhos para que as crianças possam acompanhar as contações de histórias ao vivo dos nossos espaços”. Ela também comenta que a continuidade do projeto de forma online possibilita que turmas de escolas infantis acompanhem os encontros: “Tem muita gente dos bairros que não consegue entrar nos encontros por causa dos horários de aula, então têm escolas que estão querendo participar e até criar parcerias com o Bando da Leitura”.
O encontro do último dia 28 registrou 10 presenças e teve início com a contação da história “Abraço”, na qual as crianças interagiram umas com as outras ao declarar de quem estavam com saudades. A reunião também contou com a presença da Banda “Escola Casa Cantante”, um projeto de música de Ponta Grossa voltado para crianças de todas as idades. No encontro, a dupla cantou cantigas, com a ajuda e interação das crianças, sobre os mais diversos animais, e também cantou uma música em homenagem ao Dia das Mães, intitulada “Melô do tum tum tum”.
Em um segundo momento, além das crianças mostrarem os livros que estavam lendo e até lerem um trecho para seus colegas – “O cachecol laranja do mocho”, “Pinóquio”, “O menino e a baleia” e “Aprendendo o 1,2,3” foram algumas das histórias trazidas pelos pequenos para o encontro – ao final, a mediadora Lucélia sorteou um livro do Bando para um dos participantes.
A bandoleira Mirelly Dias conta que integrar o Bando da Leitura fez com que ela tivesse vontade de voltar a estudar. Ela relata inclusive que cursa atualmente Pedagogia influenciada pelo Bando: “Quando eu entrei para o Bando eu não tinha mais perspectivas de estudar, e lá me reacendeu a vontade. Faz dois anos que eu prestei o vestibular para Pedagogia, e fui influenciada pelo amor aos livros do Bando da Leitura”.
Outra participante e também assessora do Bando, Morgana Sauka, fala sobre o significado do Bando na sua vida: “O bando para mim é mais do que leitura, é socializar com quem eu gosto e com quem gosta de ler assim como eu!”.
O próximo encontro do Bando da Leitura acontece na quarta-feira (5), às 14h. Para mais informações sobre a programação do mês de maio basta acessar o Facebook ou Instagram do projeto.