Por Cultura Plural
O espetáculo “Estação Saudade: O Reencontro” fará, no próximo dia 16, sua última apresentação de 2011. Será às 20 horas, no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa.
A montagem, que estreou em 1º de junho deste ano e que já foi apresentada 18 vezes, já foi vista por um público de 1.327 pessoas.
O projeto da montagem de “Estação Saudade: O Reencontro” é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) de Ponta Grossa, através do Núcleo de Estudos e Produção Teatral, que tem o objetivo de, ao mesmo tempo, popularizar o teatro – principalmente na periferia da cidade – e contribuir com a formação de plateia. A maioria das apresentações foi feita em escolas e outros espaços da periferia de Ponta grossa, em parceria com o Projeto Atitude.
Até o momento, foram realizadas 18 apresentações, contando com a estreia, em 1º de junho, no Auditório dos B do Ópera (para um público de 150 pessoas). Depois, ainda no mês de junho, o espetáculo foi apresentado no dia 11, também no Ópera (para 40 pessoas); dia 14, na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Santa Paula (40); dia 15, na Escola Arnaldo Jansen, no Parque Tarobá (70); e dia 20, no Colégio Estadual Professor Meneleu de Almeida Torres (100).
Em julho, “Estação Saudade” foi apresentado nos dias 5 (para 100 pessoas), 6 (40 pessoas) e 7 (40 pessoas) no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep), antigo seminário Verbo Divino, na Colônia Dona Luíza. As apresentações foram para alunos de todo o Estado que participaram da 58ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (Jep’s), realizada entre os dias 1º e 9, em Ponta Grossa. Também foi apresentado nos dias 23 e 24 (22 pessoas) – respectivamente, no Centro de Cultura e no Ópera – e no dia 31, no Centro de Cultura (8).
Em agosto, o espetáculo foi apresentado somente uma vez, no dia 8, para um público de 120 pessoas, todas docentes do curso de História, na sala do Observatório Astronômico do campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Em setembro, “Estação Saudade” reestreou com novo elenco no dia 20, para um público de 127 pessoas, na Escola Padre Carlos Zelesny, no DER. No dia 24 do mesmo mês, ainda houve a apresentação para um público de 280 pessoas no Horto Municipal de Tibagi, durante o Encontro do Dia do Idoso. Em outubro, as apresentações foram nos dias 19, na Escola Sirlei Jagas, no bairro Santa Luzia, para 50 pessoas; 21, na Escola Eugênio Malanski, no Borsato, para 70 pessoas; e 26, no Colégio Robert Kennedy, para 50 pessoas.
A 18ª apresentação do espetáculo ocorreu no último dia 7, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Irati, durante a 7ª Mostra de Teatro Amador do município, para um público de 20 pessoas. No próximo dia 16, portanto, “Estação Saudade” fecha 2011 com um total de 19 apresentações. É o único espetáculo de teatro ponta-grossense a conseguir esse número de apresentações durante este ano.
Memórias
“Estação Saudade: O Reencontro” trata basicamente das memórias – pessoais e da cidade. Temos boas lembranças do nosso passado? O que fazemos das nossas memórias? Elas são realmente o pano de fundo do que somos hoje? Quais as lembranças que temos do trem, esse elemento já mítico que há mais de 200 anos assombra e encanta a Humanidade? E, por último, quais as lembranças que temos dos locais da cidade, como prédios, mercadinhos de vila, supermercados, clubes, cinemas, lojas etc.? Eles também fazem parte das nossas lembranças?
A peça, escrita por Helcio Kovaleski, foi inspirada livremente nas proverbiais “madeleines” – pequenas bolachinhas cujo odor, ao serem mergulhadas em chá de tília, suscita lembranças e memórias pessoais. Tais bolachas foram imortalizadas em “No Caminho de Swann”, o primeiro romance de uma série de sete da monumental obra “Em Busca do Tempo Perdido”, do escritor francês Marcel Proust. O texto também é inspirado no conceito de “epifanias do cotidiano” do volume de contos “Dublinenses”, do escritor irlandês James Joyce, e no romance “O Castelo”, do escritor tcheco Franz Kafka. Outra inspiração para o texto foi a peça “Esperando Godot”, do dramaturgo irlandês Samuel Beckett.
“Estação Saudade nos leva a sentir o que o próprio título denomina: uma saudade gostosa do que já vivemos, vimos ou sentimos e de maneira íntima, pois ilustra a vida com as cores da nossa cidade, com as lembranças de nossas raízes”, disse a advogada Silvia Maria Ferreira Beserra, que assistiu ao espetáculo na sua estreia.
Integram o elenco de “Estação Saudade: O Reencontro”: Ligiane Ferreira, Hugo Jansen Galvão, Suellen Galvão Jansen, Alfredo Netto e Ricardo Kovaleski. O argumento, maquiagem e figurino são de Ligiane Ferreira; a produção executiva, de Andreia de Oliveira; a iluminação, de Américo Nunes; e o texto, dramaturgia, sonoplastia e direção, a cargo de Helcio Kovaleski.
Espetáculo: Estação Saudade: O Reencontro
Duração: 60 minutos
Classificação etária: livre
Apresentação: 16 de dezembro de 2011
Local: Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa
rua Dr. Collares, 436, esquina com a rua Augusto Ribas
Centro
Ponta Grossa – PR
(42) 3901-1588
Lotação: 176 lugares
Horário: 20 horas
Ingressos: Grátis