Por Cultura Plural
O Teatro de Bonecos surgiu no Oriente, em países como China, Indonésia e Índia. Disseminou-se na Europa e durante a Idade Média foi até usado na evangelização. A prática na América se iniciou no séc. XVI e bonecos manipulados por atores são espetáculos por todo o mundo.
No último sábado (5 de novembro), às 15h, a sala B do Cine Teatro Ópera foi palco da apresentação do grupo “Cia. O Curioso” de São Paulo, que é dirigido por Verônica Gerchman. Em cena, estavam os atores Yuri de Franco e Luana de Lucca com a peça “Tem História no Forno”, uma opção do FENATA para as crianças. A história se passa numa cozinha e os atores criam os personagens com os utensílios e objetos à volta.
A sala estava cheia. Até as escadas do teatro ficaram lotaras com crianças e adultos concentrados na peça. “O teatro é de fundamental importância para incentivar a criatividade e instigar a imaginação das crianças”, diz Claudia Mongruel, que levou o filho ao espetáculo. Berenice Bail, assistente de chefia do ramo Lobo, do Clube de Escoteiros dos Campos Gerais, fala que muitas vezes a parte cultural é deixada de lado e por isso o teatro é importante para as crianças. “No grupo de escoteiros é importante termos essa parte lúdica, que estimula a imaginação através da contação de histórias”, acrescenta Berenice.
Ao final da apresentação, houve um bate-papo com os atores. Luana de Lucca conta que começaram fazendo teatro sozinhos, filmando e revendo após os ensaios, mas logo perceberam que precisavam de um diretor, de um olhar de fora. Yuri afirma que a cada apresentação surge um aspecto novo, que dá características à peça. Ele ainda diz que o foco é “transformar as coisas que a gente vê no dia-a-dia em histórias e brincadeiras.”
Reportagem por Nicoly França e Antonio Correia