Por Cultura Plural
Foram quase doze meses de elaboração de projeto, concorrência no edital da Funarte, formação de grupos de trabalho, construção da página da internet, criação de reportagens e finalmente o trabalho está pronto. O Cultura Plural, primeiro portal voltado para cultura popular na região dos Campos Gerais, foi lançado oficialmente no dia 11 de agosto.
Na confraternização que marcou o lançamento do site estiveram presentes membros dos grupos culturais da região, professores e alunos da UEPG, representantes da imprensa e da Secretaria de Cultura de Ponta Grossa e outros convidados. No total, 120 pessoas acabaram firmando uma relação de parceria com o Cultura Plural.
A representante do Bando da Leitura Lucélia Clarindo falou sobre a importância de um projeto que contemple outros espaços culturais em Ponta Grossa: “sites como o Cultura Plural ajudam na divulgação dos grupos aqui da cidade. Eu mesmo sou um exemplo: depois que a matéria do Bando da Leitura saiu no site, recebi contatos até de pessoas do exterior”.
O Secretário de Cultura Cirillo Barbisan também elogiou a iniciativa dos estudantes da UEPG. “Pelas fotos e conteúdo publicado, dá para ter noção da qualidade do trabalho apresentado no Cultura Plural. Com certeza tem muito futuro”, explica. Cirillo e outros convidados do lançamento oficial do site ainda não conheciam a página da internet, que estava no ar em versão experimental desde o início do mês.
O evento que marcou o lançamento oficial do Cultura Plural teve apresentações culturais do cantor e estudante de jornalismo Lucas Waricoda (que tocou entre outras músicas o sucesso Change The World, de Eric Clapton), do grupo de Hip-Hop de Ponta Grossa e de integrantes do Grupo Foclórico Ucraniano Uvan Kupalo de Irati.
A reunião ainda contou com falas de participantes do projeto. O destaque ficou para o estudante Higor Lima, que narrou o primeiro trabalho jornalístico para o Cultura Plural e contou o quanto evoluiu: “Dizem que é possível viver 50 anos em 5. Isso eu não sei. Mas com o Cultura Plural eu aprendi 4 anos de experiência em apenas um”. A fala arrancou aplausos do público.
Houve um coquetel temático com comidas de países como Síria, Polônia, Japão e Itália. A culinária brasileira também estava representada com os pratos de Canjica e Cocada. Para quem viveu todo o trabalho da equipe do Cultura Plural, ver a mobilização em torno do lançamento do site é a mostra que as coisas estão no caminho certo. Esta é a impressão que se teve no evento do dia 11 de agosto, dia do nascimento do primeiro site de cultura popular dos Campos Gerais.
por Edgard Matsuki