Por Cultura Plural
A segunda exibição de 2019 do Foca na Tela aconteceu nesta quarta-feira (22), às 19 horas, no Museu Campos Gerais. O projeto apresentou o filme “Mera coincidência”, produção estadunidense de 1997 dirigida por Barry Levinson. Após a exibição aconteceu um debate com os participantes, conduzido pelo jornalista e mestre em Jornalismo Abinoan Santiago.
O filme se passa nos Estados Unidos, na época das eleições para presidente. O principal candidato se envolve em um escândalo de assédio sexual, o que coloca em risco a sua reeleição. Para reverter essa situação, o seu principal assessor busca um grande produtor de Hollywood para produzir uma guerra fictícia que tomaria o protagonismo na mídia e retiraria o foco do escândalo envolvendo o presidente. Durante a trama, são destacadas as artimanhas de manipulação da mídia e a influência do jornalismo na opinião pública.
Ao final, o pesquisador da área, Abinoan Santiago, iniciou o debate sobre as questões pautadas no filme e procurou trazer a discussão para o cenário político brasileiro. Além disso, pontuou as questões de manipulação da mídia por parte das assessorias de imprensa que, segundo ele, fazem uma espécie de “marketing político”.
O Foca na Tela é uma iniciativa do projeto de extensão Cultura Plural, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, e conta com exibições mensais de filmes relativos ao jornalismo.