Por Jessica Grossi
O Holocausto Brasileiro, filme lançado em 2016 produzido pela HBO, foi exibido neste dia 13 de setembro no grande auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) às 9 h. Depois os estudantes na área de educação, letras, serviço social e enfermagem iniciaram o debate sobre o tema. A exibição faz parte do projeto Cinemas e Temas desenvolvido pelo Departamento de Estudos da Linguagem.
O filme é baseado no livro de mesmo nome da jornalista Daniela Arbex e venceu o prêmio Jabuti na categoria melhor livro-reportagem em 2016. O filme trata da história de alguns dos 60 mil internos que eram mantidos em condições subumanas em um manicômio chamado Colônia na cidade de Barbacena em Minas Gerais.
Foram oito décadas de violação de direitos, pacientes de todos os lugares eram mandados ao hospital psiquiátrico Colônia. 70% dos pacientes nem apresentava distúrbio mental que justificasse o confinamento. Daniela Arbex conseguiu provas consistentes de que a maioria das internações eram feitas sem critérios específicos.
Três profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Ponta Grossa foram convidados para o debate. A mostra de filmes desse mês faz parte das atividades em parceria do CAPS com a universidade em especial para o Setembro Amarelo. Dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio.
“Um tema como essa precisa ser debatido o ano todo, não só porque estamos no Setembro Amarelo”. Comentou Roberto Costa, que estava presente na exibição do filme. Para Roberto a presença dos profissionais fez toda a diferença no debate. “Eles tem uma visão da saúde mental que nós não temos, acho bem importante.”
O projeto Cinemas e Temas traz diferentes temas a cada mês, às 9h no grande auditório da UEPG central.