Por Jessica Grossi
A Pré-Conferência Municipal de Cultura aconteceu na última sexta-feira, 05, às 19 horas, com transmissão ao vivo pela página do Facebook da Fundação Municipal de Cultura. Os representantes falaram sobre suas funções dentro do Conselho, convidaram novos interessados a participar e relembraram algumas iniciativas realizadas pela gestão de 2019 a 2021, como o edital “Em Casa com Cultura”, PROMIFIC, entre outras.
Na pré-conferência, o conselheiro da cadeira de Artes Populares, João Guilherme Castro, ressaltou a importância do Conselho Municipal de Cultura ser deliberativo e citou o exemplo do Conselho Municipal de Esportes que se tornou consultivo. O poder público, dessa forma, só consulta os conselheiros, enquanto um Conselho Deliberativo pode tomar decisões.
A Conferência Municipal de Cultura acontece entre os dias 22 e 23 de novembro e será aberta para o público em modo presencial, na Mansão Villa Hilda e também no modo online com transmissão via Facebook da Fundação Municipal de Cultura. Na Conferência serão abordados também os projetos que a Fundação planeja dar continuidade no ano de 2022.
Neste ano, aqueles que desejam se candidatar a conselheiros podem se inscrever, mesmo sem ter participado da Conferência. A decisão foi tomada através de uma deliberação da atual gestão devido ao contexto de pandemia.
O formulário de pré-inscrição para se candidatar a conselheiro está disponível no site da Fundação Municipal de Cultura. A live da pré-conferência está gravada e disponível na página do Facebook da Fundação.